Páscoa na língua

Páscoa nos países de língua portuguesa. Tradição partilhada e cultura local.

A Páscoa é uma celebração cristã muito importante em todos os países de língua portuguesa, que incluem Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Durante a Páscoa, é comum as pessoas participarem de missas e cultos religiosos para lembrar da ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, muitos países têm tradições culturais próprias relacionadas a essa data.

Em Portugal, por exemplo, é comum as pessoas comerem o tradicional "Folar da Páscoa", um pão doce com ovos cozidos e presunto, enquanto que no Brasil é mais comum comer peixe na Sexta-Feira Santa, como um símbolo de abstinência de carne vermelha.

Já em Angola, é comum as pessoas se reunirem em família e amigos para celebrar a Páscoa com um grande banquete, enquanto que em Moçambique, é tradição fazer um pão doce chamado "coca" para dividir com os amigos e familiares.

Em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a Páscoa também é celebrada com festividades religiosas e tradições culturais próprias, que incluem danças, músicas e comida típica.

Apesar das diferenças nas tradições, a Páscoa é uma data muito importante para todos os países de língua portuguesa e é vista como um momento de renovação e esperança.

Anterior
Anterior

“Melhor do que isso, só mesmo o silêncio. Melhor do que o silêncio, só João”.

Próximo
Próximo

AJUFESC participa de reunião com Presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos